Programação de apresentações de pôsteres (Relatos de experiência)

 


Ficarão expostos na Área de Convivência, no dia 28/11/2019 (quinta-feira) das 16h00min às 19h00min, período em que pelo menos um dos autores do trabalho deverá estar presente. A avaliação dos pôsteres e a disponibilização da lista de frequência ocorrerá das 18h00min às 19h00min. As dimensões do poster deve ser: 90cm X 120cm. O template (modelo) está disponível para download aqui.

 

Trilha Temática I (Políticas públicas, institucionalização, gestão e financiamento)

 

CONTRIBUIÇÕES DAS FUNDAÇÕES DE APOIO NA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DE PROJETOS: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA 

Louise Lorena Lopes (Universidade de Brasília)

Luiz Alberto Lira (Faculdade Serrana)

Patricia Teixeira Batista (Universidade de Brasília)

 

RESPONSABILIDADES E DESAFIOS DE GESTÃO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO POLO UAB DE SOBRADINHO/RS

Scheila Simone Secretti (Polo UAB Sobradinho/RS)

Liziany Müller Medeiros (UFSM)

 

 

Trilha Temática II (Currículo e formação)

 

CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PRECEPTORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NA MODALIDADE EM EAD: O PRODUTO!

Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa (UFRN)

Edna Maria Dantas Oliveira (SMS São Gonçalo do Amarante/RN)

Maria Beatriz Albuquerque Barbosa (UFRN)

Pedro de Albuquerque Mafaldo (UNP)

Antônio de Lisboa Lopes Costa (UFRN)

 

RELATO NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUANTO AOS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA CONSOLIDAR O ENSINO HÍBRIDO: EXPERIÊNCIAS E DEMANDAS

Claudia Mara Amigo Lopes (Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB)

 

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE DISCENTES DESISTENTES DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE

Alexandre Melo Diniz (UFRN)

Rodrigo Assis Neves Dantas (UFRN)

Rita de Cássia Rebouças Rodrigues (UFRN)

Alana Ísis Oliveira Lemos Rodrigues (discente UFRN)

Sônia Maria Fernandes da Costa Souza (UFRN)

 

A IMPORTÂNCIA DAS TRILHAS PEDAGÓGICAS PARA PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO FLEXÍVEL E ABERTA: UM ESTUDO SOBRE O CURSO EDUTEC

Glauber Lúcio Alves Santiago (Universidade Federal de São Carlos)

Daniel Ribeiro Silva Mill (Universidade Federal de São Carlos)

Mara Silvia Pasian (Universidade Federal de São Carlos)

 

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO NA MODALIDADE EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Núbia Almeida Duarte Oliver (Universidade de Brasília)

 

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE: REFLEXÕES DOCENTES EM UM ESPAÇO COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM

Dayane Leitão Machado de Castro (Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema)

Francisca Eudeilane Silva Pereira (Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão- UniFacema)

Luciane Lima Rodrigues (Faculdade Estácio)

 

 

Trilha Temática III (Práticas educativas e redes de aprendizagem)

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE PRECEPTORIA EM SAÚDE: AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DO PRECEPTOR

Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa (UFRN)

Girlene Freire Gonçalves (UFRN)

Sônia Maria Fernandes da Costa Souza (UFRN)

Aldair de Souza Paiva (UFRN)

Maria Carmem Freire Diógenes Rêgo (UFRN)

 

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO A DISTÂNCIA

Annie Rose dos Santos (UEM)

Augusto César Campos Soares (UEM)

Flávio Rodrigues de Oliveira (UEM)

Josimayre Novelli (UEM)

 

ASSOCIANDO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM EM EAD

Olga Ennela Bastos Cardoso (CEAD/UFJF)

 

O USO DE UMA FERRAMENTA TECNOLÓGICA (WHATSAPP) NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA – O CASO DA LICENCIATURA EM FÍSICA NA CIDADE DE CARPINA EM PERNAMBUCO

Bruno Silvestre Silva de Souza (IFAL)

Andréa Vasques Torres de Souza (UFRPE)

Stefania Patricia Silva de Souza (UFPE)

 

EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE TCC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EAD/UFT 

Teomar Manduca Aires Leal (UFT)

Suzana Gilioli da Costa Nunes (UFT)

 

ENSINO-APRENDIZAGEM: AS PERCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADE (EAD)

Clóvis de Brito Guimarães (Graduado CEAD/UFPI)

Geovane de Melo Leal (Graduado CEAD/UFPI)

João Alves da Silva (Graduado CEAD/UFPI)

Dihêgo Henrique Lima Damacena (Doutorando UFPI)

Antônio Zilverlan Germano Matos (Mestre IFPI)

 

APRENDIZAGEM MÓVEL: O USO DA TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM CRIANÇAS DA ZONA RURAL

Isabel Cristina de Paula Oliveira (UFRPE)

Marizete da Silva Santos (UFRPE)

Vinícius Alexandre da Silva Oliveira (UESPI)

 

A QUALIDADE DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MODALIDADE A DISTÂNCIA (CEAD – UFPI) DIANTE DAS ADVERSIDADES NA EDUCAÇÃO

Cledinaldo Borges Leal (UFPI/CEAD)

Eliesé Idalino Rodrigues (UFPI/CEAD)

Maria da Conceição Prado de Oliveira (UFPI/CCN)

Leomá Albuquerque Matos (UFPI/CEAD)

 

O DESAFIO DA EAD NO AMAZONAS: REFLEXÕES, PLANEJAMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE ARTES VISUAIS

Evandro de Morais Ramos (UFAM)

Núbia Najar Dias (UFAM)

 

 

Trilha Temática IV (Pesquisa e extensão)

 

A PESQUISA COM EGRESSOS DO CURSO LATO SENSO EM GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Moacyr Torres Junior (ENSP Fiocruz)

 

PERFIL DO DISCENTE DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE PRECEPTORIA EM SAÚDE NA MODALIDADE EAD

Alana Ísis Oliveira Lemos Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)

Aldenísia Alves Albuquerque Barbosa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)

Ângela Cristina Freire Diógenes Rêgo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)

Girlene Freire Gonçalves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)

Rosires Magali Bezerra de Barros (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN)

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE DISCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Aíla Marôpo Araújo (UFRN/LAIS)

Rosires Magali Bezerra de Barros (UFRN/LAIS)

Rita de Cássia Rebouças Rodrigues (UFRN/LAIS)

 

UMA EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS COM ALUNOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AS METODOLOGIAS ATIVAS

Francisco Cesar Martins da Silva (Polo UAB Maracanaú/CE)

Jaiane Ramos Barbosa (Polo UAB Maracanaú/CE)

Afonso Vieira Lino Filho (Polo UAB Maracanaú/CE)

 

DETERMINANTES DE EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE: SCOPING REVIEW

Rodrigo Assis Neves Dantas (UFRN)

Alexandre Melo Diniz (UFRN)

Angela Cristina Freire Diógenes Rêgo (UFRN)

Alana Ísis Oliveira Lemos Rodrigues (UFRN)

 

DESAFIOS DO PESQUISADOR-DOCENTE DIANTE DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA EM SAÚDE 

Rita de Cássia Rebouças Rodrigues (UFRN/LAIS)

Aíla Marôpo Araújo (UFRN/LAIS)

Alexandre Melo Diniz (UFRN/LAIS)

 

A IMPLANTAÇÃO DA EXTENSÃO, COMO COMPONENTE CURRICULAR, NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IBRAG/UERJ 

Celly Cristina Alves do Nascimento Saba (IBRAG/UERJ)

Marilene de Sá Cadei (IBRAG/UERJ)

 

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO TUTOR PRESENCIAL EAD NO POLO CARPINA

Kássia Regiane do Rego Silva (UFRPE)

Manoel Terêncio dos Santos (Polo UAB Carpina/PE)

Sirleide Maria dos Santos (UFRPE)

 

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA NOS POLOS DE APOIO PRESENCIAL

Cinara Ourique do Nascimento (IFSul)

Ricardo Lemos Sainz (IFSul)

Ricardo Rios Villas Boas (IFSul)

Marla Cristina da Silva Sopeña (IFSul)

 

 

Trilha Temática V (Tecnologias: usos e apropriações)

 

WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE ALUNO CEGO EM GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA – APROXIMANDO E INCLUINDO

Cláudia Vieira de Castro Herculano (Doutoranda PPGEdu/UNIRIO)

 

CUSTOMIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MULTILÍNGUE: PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO MULTICULTURAL BRASIL-JAPÃO

Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos (PPGE/UFMT)

Alexandre Martins dos Anjos (PPGE/UFMT)

Evaldo José Klock Neto (SETEC/UFMT)

 

RECURSOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM: UMA REALIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADE A DISTANCIA NO POLO UNIÃO-PI

Geovane de Melo Leal (Graduado CEAD/UFPI)

Dihêgo Henrique Lima Damacena (Doutorando UFPI)

Clóvis de Brito Guimarães (Graduado CEAD/UFPI)

João Alves da Silva (Graduado CEAD/UFPI)

Antônio Zilverlan Germano Matos (Mestre IFPI)

 

PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO NO ENSINO A DISTÂNCIA: UM RELATO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

Aline Peroba Pitombeira (UFRN)

Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui (UFERSA)

Danielle Oliveira dos Santos (UFRN)

Natália Carvalho Custódio (UFRN)

Perla Carneiro da Silva (UFRN)

 

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO AVA PARA INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Thalita Rodrigues Rossi (CEAD/UFV)

Ivis de Aguiar Souza (DED/UFV)

Silvane Guimarães Silva Gomes (CEAD/UFV)

Tereza Angélica Bartolomeu (DED/UFV)

 

CÉLULA TÁTIL BRAILLE: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DE ACESSIBILIDADE

Glauber Lúcio Alves Santiago (Universidade Federal de São Carlos)

Clarissa Galvão Bengtson (Universidade Federal de São Carlos)

Douglas Henrique Perez Pino (Universidade Federal de São Carlos)

Cristian Pendenza (Universidade Federal de São Carlos)

Cristian Kawakami (Universidade Federal de São Carlos)

 

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORÇA AÉREA BRASILEIRA

Danielle Oliveira dos Santos (UFRN)

 

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UM DICIONÁRIO ONLINE BILÍNGUE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Sheila Silva de Farias Xisto (Graduada UFV)

Ana Luisa Borba Gediel (Doutora UFV)

 

O USO DO DICIONÁRIO Online BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

Cíntia Kelly Inês Freitas (Mestranda Universidade Federal de Viçosa)

Ana Luisa Borba Gediel (Universidade Federal de Viçosa)

 

UMA PROPOSTA DE ACESSIBILIDADE INTER-CAMPI MEDIADA PELO DICIONÁRIO BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS

Lael Machado Rodrigues (Universidade Federal de Viçosa)

Carolina Macedo Lopes (Universidade Federal de Viçosa)

 

PEDAGOGIA VISUAL COMO UM JEITO SURDO DE ENSINAR E APRENDER LIBRAS NO AMBIENTE VIRTUAL

Chrystiane Maria Veras Porto (Unifor)

Márcio Machado Rodrigues (Unifor)