Programação de apresentações orais (Artigos)
 
Trilha Temática I (Políticas públicas, institucionalização, gestão e financiamento)

 

A pessoa que vai apresentar o artigo deverá chegar à sala com antecedência mínima de 15 minutos, para ambientação, teste de equipamento e transferência do arquivo de apresentação (se for o caso). Todos os trabalhos da sessão serão apresentados na sequência, 10 min para cada. Em seguida, o moderador da sessão abrirá o período de discussão do trabalho. O apresentador (autor ou não) deverá assinar a lista de presença (demais autores presentes também deverão assinar). Na sala, haverá um projetor multimídia e um notebook. O template (modelo) para slides está disponível para download aqui.

 

 

27/11/2019 (quarta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 02

 

OS CAMINHOS DA EAD NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O CONCEITO E A REGULAMENTAÇÃO

Camila Figueiredo Nascimento (Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ)

Maria Emanuela Esteves dos Santos (Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ)

 

A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

Kelly Aparecida Torres (Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN)

Erika Loureiro Borba (UNIFENAS)

Pablo Luiz Martins (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ)

 

A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ATINGIMENTO DAS METAS PARA O ENSINO SUPERIOR DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (2014-2024)

Sayara de Sousa Brito (Universidade Federal do Piauí)

 

 

27/11/2019 (quarta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco G, 1º andar, Sala 02

 

POLÍTICA EDUCACIONAL, ESCOLA, JUVENTUDE E EAD: O ENSINO MÉDIO NO EPICENTRO

Ana Lara Casagrande (Universidade Federal de Mato Grosso/Cuiabá)

 

MOOCS NO IFRS: A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO

Júlia Marques Carvalho da Silva (IFRS)

Estella Maria Bortoncello Munhoz (IFRS)

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO EDUCACIONAL: UMA FERRAMENTA IMPORTANTANTE PARA A IMPLANTAÇÃO DE EAD

Nádia Cataryna Nogueira e Silva (Centro Universitário UNINOVAFAPI)

 

INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EaD: PROCESSOS E PERCALÇOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL

Carlos Alberto Dallabona (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

 

A REGULAÇÃO DA EAD PÚBLICA NO BRASIL E OS RISCOS PARA A QUALIDADE PEDAGÓGICA E A AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES

Sergio Hage Fialho (UNIFACS)

Marcia Tereza Rebouças Rangel (Universidade Federal da Bahia)

Manoel Joaquim Fernandes de Barros (Salvador University)

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO

Rosemery Celeste Petter (Instituto de Educação/UFMT)

Taciana Mirna Sambrano (Instituto de Educação/UFMT)

Cristiano Maciel (Instituto de Computação/UFMT)

 

 

28/11/2019 (quinta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco D, 1º andar, Sala 02

 

OS EGRESSOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: UM PANORAMA SISTÊMICO

Maria Cristina Mesquita da Silva (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES)

Carlos Cézar Modernel Lenuzza (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES)

Alexandre Magalhães Martins (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES)

 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ABORDAGENS VIA ESTRATÉGIAS GERENCIAIS CRIATIVAS E INOVADORAS

Ana D’Arc Maia Pinto (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/FACC NUPAD)

 

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL: ENTRE A QUALIDADE E A COMPETITIVIDADE POR PREÇO

Paulo Rangel Araújo Ferreira (Universidade Federal do Piauí – UFPI)

Gilene Alves de Sousa (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)

Lilia Leite Barbosa (Faculdade de Tecnologia do Piauí - FATEPI)

Andréia Nádia Lima de Sousa Pessoa (Universidade Estadual do Piauí – UESPI)

Jáder Moura Fontenele (Universidade Federal do Piauí – UFPI)

 

 

28/11/2019 (quinta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco D, 1º andar, Sala 02

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Dannielle Vieira de Sousa Borges (UFPI)

Maria Francinete Damasceno (UFPI)

 

COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL ALIADA DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Constantino Dias da Cruz Neto (IFMT)

Ana Maria di Grado Hessel (PUC-SP)

 

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ: DESAFIOS, CAMINHOS E PERSPECTIVAS NA UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR 

Ivana Campelo Cabral (SEDUC-PI)

Maria de Lourdes da Costa e Silva Lopes (SEDUC-PI)

Orisvaldo Rodrigues Castro (SEDUC-PI)

 

UMA ANALISE DAS OFERTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE A DISTANCIA IMPLEMENTADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI-UFSJ

Pablo Luiz Martins (Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ / NEAD)

Érika Loureiro Borba (Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS)

Kelly Aparecida Torres (Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN)

 

LA EDUCACIÓN A DISTANCIA COMO ALTERNATIVA A MOVILIDAD INTERREGIONAL EN CHILE

Maira Rejane Oliveira Pereira (UEMANET/UEMA)

 

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE ENSINO: O QUE DIZEM OS DISCENTES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEAD/UFVJM

Adriana Assis Ferreira (DEAD/UFVJM)

Eduardo Gomes Fernandes (DEAD/UFVJM)

Simone Grace de Paula (DEAD/UFVJM)

 

 

29/11/2019 (sexta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 02

 

AUTOAVALIAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UM CURSO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA  

Aline Peroba Pitombeira (IFRN)

Patrícia Carla de Macedo Chagas Faria (IFRN)

 

CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA PÚBLICA PERMANENTE DE FORMAÇÃO DOCENTE

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá)

Flávio Rodrigues de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá)

Helen Camila da Silva Boeing (Universidade Estadual de Maringá)

Silvia Eliane de Oliveira Basso (Instituto Federal do Paraná)

Maria Luisa Furlan Costa (Universidade Estadual de Maringá)

 

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: COMPARAÇÃO ENTRE OFERTAS DE CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES NA MODALIDADE EAD

Lilian Cristina Gomes de Souza e Silva (UFRP)

Claudete de Jesus Ferreira da Silva (cjfsilva@hotmail.com)

 

EAD E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DA OFERTA DE CURSOS PELAS INICIATIVAS PÚBLICA E PRIVADA

Cléber dos Santos Gonçalves (UEM/Fazer Educação)

Camila Tecla Mortean Mendonça (UEM/Unicesumar)

Cyntia Danielle Pinto Gomes (UEM)

Ivanilda de Almeida Meira Novais (UEM)

Taissa Vieira Lozano Burci (UEM)