Programação de apresentações orais (Artigos)

Trilha Temática II (Currículo e formação)

 

A pessoa que vai apresentar o artigo deverá chegar à sala com antecedência mínima de 15 minutos, para ambientação, teste de equipamento e transferência do arquivo de apresentação (se for o caso). Todos os trabalhos da sessão serão apresentados na sequência, 10 min para cada. Em seguida, o moderador da sessão abrirá o período de discussão do trabalho. O apresentador (autor ou não) deverá assinar a lista de presença (demais autores presentes também deverão assinar). Na sala, haverá um projetor multimídia e um notebook.O template (modelo) para slides está disponível para download aqui.

 

 

27/11/2019 (quarta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 04

 

IDENTIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM PERFIL DE EGRESSAS

Lidnei Ventura (UDESC)

Klalter Bez Fontana Arndt (UFSC)
Dulce Márcia Cruz (UFSC)

 

PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DA MODALIDADE PRESENCIAL EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA: O CASO DA TECNODOCÊNCIA EAD 

Luciana de Lima (Universidade Federal do Ceará)

Robson Carlos Loureiro (Universidade Federal do Ceará)

 

MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA 

Adelane Brito Rodrigues (mestranda PPGEL/UFPI)

 

 

27/11/2019 (quarta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco G, 1º andar, Sala 04

 

A EaD NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DOS INDICADORES DO ENADE E DA PRÁTICA DOCENTE

Elizaine Bagatelli (PPGE/UFMT)

Cristiano Maciel (PPGE/UFMT)

Leandro Elias Santos (PROEG/UFMT)

Taciana Mirna Sambrano (IE/PROEG/UFMT)

 

A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS MOOCs (MASSIVE OPEN ONLINE COURSES) COMO EXPERIÊNCIA INOVADORA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA DA UEMA

Maria das Graças Neri Ferreira (Universidade Estadual do Maranhão)

Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (Universidade Estadual do Maranhão)

Marylucia Cavalcante Silva (Universidade Estadual do Maranhão)

Lidiane Saraiva Ferreira Lima (Universidade Estadual do Maranhão)


ATUAÇÃO PROFISSIONAL PÓS-CURSO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE EGRESSOS E INGRESSANTES EM UM CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Odilon Saturnino Silva Neto (Instituto Federal da Paraíba/UAGN)

Marcella Georgia da Cunha Lima (Bacharelanda Instituto Federal da Paraíba)

Kaline Sonaly da Silva (Bacharelanda Instituto Federal da Paraíba)

Raniela Alves Targino (Bacharelanda Instituto Federal da Paraíba)

Rosângela Ferreira dos Santos (Bacharel Instituto Federal da Paraíba)

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES: UMA EXPERIÊNCIA NA GAMIFICAÇÃO EM EAD, MUITOS OLHARES, ALGUNS CAMINHOS

Alessandra Menezes dos Santos Serafini  (UFJF/CEAD)

Olga Ennela Bastos Cardoso (UFJF/CEAD)

Rita de Cássia Florentino (UFJF/CEAD)

 

 

28/11/2019 (quinta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco D, 1º andar, Sala 04

 

FORMAÇÃO CONTINUADA COMO O CENTRO DAS PREOCUPAÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA 

Cláudia Vieira de Castro Herculano (Doutoranda PPGEDU-UNIRIO)

Carmen Irene Correia de Oliveira (UNIRIO-PPGEDU)

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE EAD

Maria da Glória Silva e Silva (Cerfead/IFSC)

Marizete Bortolanza Spessatto (Cerfead/IFSC)

Márcia Eunice Lobo (Cerfead/IFSC)

Gislene Miotto Catolino Raymundo (Cerfead/IFSC)

Deise Rodrigues Barcellos (Cerfead/IFSC)

 

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – (UAB) NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE COLÍDER/MT E REGIÃO

Juliana Machado (Universidade do Estado do Mato GrossoUAB/UNEMAT/Colíder)

Luiza Lewin Bucco (Polo UAB Guarantã/MT)

Vilma Barbosa de Oliveira (Polo UAB Colíder/MT)

Norma Aparecida de Oliveira Nobre (Doutoranda PPGECB/Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD)

 


CURSO DE EXTENSÃO "INTRODUÇÃO AO DESIGN EDUCACIONAL" COMO PARTE DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN EDUCACIONAL DA UNIFESP

Gisele Grinevicius Garbe (Unifesp)

Paula Carolei (Unifesp)

Leandro Key Higuchi Yanaze (Unifesp)

 

28/11/2019 (quinta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco D, 1º andar, Sala 04

 

BNCC: UM PALCO DE NEGLIGÊNCIAS EM RELAÇÃO À CIBERCULTURA E AO APRENDER NO CIBERESPAÇO 

Rogéria Rosária Parra Merino de Macêdo (Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT)

 

METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES PARA A MODALIDADE A DISTÂNCIA 

Aline Pinto Amorim (Ifes/Cefor)

Dulcileia Marchesi Costa (Ifes/Cefor)

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NO) CURRÍCULO: EM PERSPECTIVA O CONFLITO POSITIVO

Silvia Eliane de Oliveira Basso (Instituto Federal do Paraná – IFPR)

Renata Oliveira Santos (Universidade Estadual de Maringá – UEM)

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá – UEM)

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira (Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE)

Maria Luisa Furlan Costa (Universidade Estadual de Maringá – UEM)

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE TUTORES: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DESENVOLVIDA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Sandra Regina Costa Santos (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/NTE)

Eliza Flora Muniz Araújo (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/NTE)

Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/NTE)

Maria Aparecida Ferreira de Souza (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/NTE)

Silvânia Rodrigues Araújo (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA/NTE)

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LETRAS INGLÊS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA/PIAUÍ

Lívia Fernanda Nery da Silva (UFPI)

Maria da Glória Soares Barbosa Lima (UFPI/PPGEd)

Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira (UFPI/CEAD - UnB)

 

 

29/11/2019 (sexta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 04

 

O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS COMO APOIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS

Caroline Tavares de Souza Clesar (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul)

Lucia Maria Martins Giraffa (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Escola de Humanidades/Escola Politécnica)


O CURRÍCULO E A FORMAÇÃO DE QUALIDADE DO BIÓLOGO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Cledinaldo Borges Leal (Universidade Federal do Piauí)

Eliesé Idalino Rodrigues (Universidade Federal do Piauí)