Programação de apresentações orais (Artigos)

Trilha Temática III (Práticas educativas e redes de aprendizagem)

 

A pessoa que vai apresentar o artigo deverá chegar à sala com antecedência mínima de 15 minutos, para ambientação, teste de equipamento e transferência do arquivo de apresentação (se for o caso). Todos os trabalhos da sessão serão apresentados na sequência, 10 min para cada. Em seguida, o moderador da sessão abrirá o período de discussão do trabalho. O apresentador (autor ou não) deverá assinar a lista de presença (demais autores presentes também deverão assinar). Na sala, haverá um projetor multimídia e um notebook. O template (modelo) para slides está disponível para download aqui.

 

 

27/11/2019 (quarta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 05

 

INFOGRÁFICOS E A COMUNICAÇÃO VISUAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Francisco Wagner de Sousa Paula (Tutor UAB-UECE)

Lydia Dayanne Maia Pantoja (UAB-UECE)

Germana Costa Paixão (UAB-UECE)

 

A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES E TUTORES NO CONTEXTO DA EAD: ENTRAVES PARA A GARANTIA DA APRENDIZAGEM

Ana Bolena de França Silva (Universidade Federal do Piauí)

Rosangela Martins de Oliveira (Universidade Federal do Piauí)

Larissa Araújo Ferreira Aragão (Universidade Federal do Piauí)

 

 

 

27/11/2019 (quarta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco G, 1º andar, Sala 05

 

PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA SOBRE AS MÍDIAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Klalter Bez Fontana (UDESC)

Lidnei Ventura (UDESC)

Dulce Márcia Cruz (UFSC)

 

O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL À LUZ DA PRÁXIS EMANCIPADORA

Francisco Atualpa Ribeiro Filho (Faculdade do Cerrado Piauiense)

 

O ENSINO DE LITERATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DO IFRN

Marília Gonçalves Borges Silveira (IFRN)

João Batista de Morais Neto (IFRN)

 

A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO AEE NO ENSINO SUPERIOR

Júlia Morais de Lima (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte)

Thalita Cunha Motta (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte)

Cláudia Pereira de Lima Parente (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte)

 

AMBIENTES VIRTUAIS: CARACTERÍSTICAS DAS ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

Francisco Alysson da Silva Sousa (Discente/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Daniela Melaré Vieira Barros (Docente/Universidade Aberta de Portugal)

MÉTODO BLENDED LEARNING NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

Luis Otoni Ribeiro (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense)

Graziele de Lima (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense)

Alessandra Santos (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense)

Carlos Guarenti (Universidade Federal do Pampa)

Luís Mendes (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense)

 

28/11/2019 (quinta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco D, 1º andar, Sala 09

 

 CURRÍCULO, PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

Tânia Regina da Rocha Unglaub (UDESC/CEAD)

Roselaine Ripa (UDESC/CEAD)

Fabiola Sucupira Ferreira Sell (UDESC/CCT)

Cléia Demétrio Pereira (UDESC/CEAD)

 

ESCALA DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE PROFICIÊNCIA DIGITAL DE PROFESSORES

Suzana Gilioli da Costa Nunes (UFT)

Igor Barbosa Melo (UFT)

A CONSTRUÇÃO DE DISCIPLNAS NO AMBIENTE VIRTUAL DA UAB-UNB: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS PARA UMA IMAGEM DE SI

Luciana Maria Libório Eulálio (NUEHIS-UESPI /NEPAD-UFPI)

 

 

28/11/2019 (quinta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco D, 1º andar, Sala 09

 

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO PARA ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE

Edneide da Conceição Bezerra (IFRN)

 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA): UMA REVISÃO DA LITERATURA

Augusta Filimone Guilima (Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique)

Carla Luisa Dias Uaiene (Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique)

 

O USO DO FORMS COMO FERRAMENTA DE INCREMENTO NO ENSINO DA MATEMÁTICA E COM FOCO NOS DESCRITORES DA PROVA BRASIL

Maria Dalvirene Braga (Universidade de Brasília)

Francisco Wagner Silva de Sousa (Universidade de Brasília)

Rui Seimetz (Universidade de Brasília)

 

AS ATIVIDADES INTEGRADORAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DA UESC

Ligia Vieira Lage (Universidade Estadual de Santa Cruz)

Alexandra Marselha Siqueira Pitolli (Universidade Estadual de Santa Cruz)

Ana Cristina Caribé dos Santos (Universidade Estadual de Santa Cruz)

 

PLATAFORMA MOODLE NA DISCIPLINA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA MULHER DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Patrícia Gonçalves Teixeira (Universidade Federal de Minas Gerais)

Eura Martins Lage  (Universidade Federal de Minas Gerais)

Mário Dias Corrêa Júnior (Universidade Federal de Minas Gerais)

Wagner José Barbosa Corradi (Universidade Federal de Minas Gerais)

Cirdes Lopes Oliveira (Universidade Federal de Minas Gerais / CAED)

 

DESENVOLVIMENTO DIFERENCIADO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NAS LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E CIÊNCIAS DA NATUREZA (CEAD/UFPI)

Ana Paula dos Santos Correia Lima da Silva (UFPI/CEAD)

Santina Barbosa de Sousa (UFPI/CEAD)

José Carlos Correia Lima da Silva Filho (UFPI/PPGCC)

Elildo Idalino Rodrigues (SEED/PI)

João da Mata Carvalho Pereira Filho (UFPI/CEAD)

 

 

29/11/2019 (sexta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 05

 

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CEAD/UFPI): RESULTADOS EXITOSOS DA 1ª OFERTA

Carla Adriana Rodrigues de Sousa Brito (UFPI/CEAD)

Janete Barros da Silva (UFPI/CEAD)

Maria do Amparo Moura Macêdo (Doutoranda Prodema/Tropen/UFPI)

Eliesé Idalino Rodrigues (UFPI/CEAD)

Leomá Albuquerque Matos (UFPI/CEAD)

 

EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA: O ENSINO DE HABILIDADES SENSÓRIO MOTORAS MEDIADAS POR TIC

Dimas da Silva Marques (UFMT/PPGE)

Alexandre Martins dos Anjos  (UFMT/PPGE)

 

INOVAÇÃO EDUCACIONAL: INTEGRAÇÃO DE PRESENCIAL E ONLINE NO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira (UFPI/CEAD - UnB)

Lívia Veleda Sousa e Melo (UnB)

Marcello Ferreira (UnB)

Letícia Lopes Leite (UnB)

Débora Furtado Barreira (UnB)

 

REFLEXÕES DA FERRAMENTA LEARNING ANALYTICS (LA) NO CONTEXTO DA EAD

Tiago James Soares Lima (UFRPE)

Lhanna Mhara Sousa Sampaio (UFRPE)

Consuêla Felix de Vasconcelos Neta (UFRPE)