Programação de apresentações orais (Artigos)

Trilha Temática V (Tecnologias: usos e apropriações)

 

A pessoa que vai apresentar o artigo deverá chegar à sala com antecedência mínima de 15 minutos, para ambientação, teste de equipamento e transferência do arquivo de apresentação (se for o caso). Todos os trabalhos da sessão serão apresentados na sequência, 10 min para cada. Em seguida, o moderador da sessão abrirá o período de discussão do trabalho. O apresentador (autor ou não) deverá assinar a lista de presença (demais autores presentes também deverão assinar). Na sala, haverá um projetor multimídia e um notebook. O template (modelo) para slides está disponível para download aqui.

 

 

27/11/2019 (quarta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 2º andar, Sala 03

 

RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES SURDOS NA EAD

Nayanna Sousa de Oliveira (UFRPE / IESM)

Taciana Pontual Falcão (Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE)

 

A APLICAÇÃO DE UM CHATBOT PARA O ATENDIMENTO DE DÚVIDAS NO MOODLE

Mariana Suhre Schneider (Instituto Federal de Educação)

Júlia Marques Carvalho da Silva (Instituto Federal de Educação)

 

A CONTRIBUIÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SIGAA PARA OS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO POLO UAB SIMÕES/PI

André Jonathas de Carvalho Félix (Polo UAB Simões/UFPI)

Francysco Renato Antunes Lopes (Polo UAB Simões/UESPI)

 

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA AUTISTAS NO CONTEXTO DA ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE: PROCESSOS DE INCLUSÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Lisiane Corrêa Gomes Silveira (Instituto Federal Sul-Riograndense)

Jaison Marques Luiz (Instituto Federal Sul-Riograndense)

Lisandra Xavier Guterres (Instituto Federal Sul-Riograndense)

Luís Fernando da Silva Mendes (Instituto Federal Sul-Riograndense)

Luis Otoni Meireles Ribeiro (Instituto Federal Sul-Riograndense)

 

 

27/11/2019 (quarta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco G, 1º andar, Sala 01

 

PRÁTICAS AVALIATIVAS E AS INTERFACES DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EM CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIAS DA UEMA: EXPERIÊNCIA UEMANET

Ilka Marcia Ribeiro de Souza Serra (Universidade Estadual do Maranhão)

Maria das Graças Neri Ferreira (Universidade Estadual do Maranhão)

Marylucia Cavalcante Silva (Universidade Estadual do Maranhão)


AVAPOLOS NA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO OFERECIMENTO DE CURSOS EAD SEM INTERNET EM POLOS OFFLINE ​SIMULADOS

Alice Tissot Garcia (FURG)

Everaldo de Avila Gomes Junior (FURG)

Jônata Tyska Carvalho (FURG)

Sibyla Andreuchetti Vioto e Silva (FURG)

 

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO MEDIADORA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: UM ESTUDO COM GESTORES DE INFRAESTRUTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Renato Luiz Vieira de Carvalho (UFRPE/PPGTEG)

José de Lima Albuquerque (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE)

Graziany Santiago Amorim Araújo (UFRPE/PPGTEG)

Sônia Maria Leite Alcântara (UFRPE/PPGTEG)

Rita de Cássia Rêgo de Araújo (UFRPE/PPGTEG)

 

EDUCAÇÃO E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: DESDOBRAMENTOS ATUAIS E FUTUROS DA EDUCAÇÃO COM INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro (UNEB)

Regiani Coser Cravo (UNEB)

Simone Gabriely da Silva Lima (UNEB)

 

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA: O USO DO GOOGLE EARTH E DO GOOGLE MAPS

Sabrina Bleicher (IFSC)

Crislaine Gruber (IFSC)

Douglas Paulesky Juliani (IFSC)

Paulo Odair Moreira (IFSC)

 

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 

Leonora Nedia Neto Pinto (Mestranda UNEB)

Jodielson da Silva Pereira (Mestrando UNEB)

André Ricardo Magalhães (UNEB)

 

 

28/11/2019 (quinta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco D, 1º andar, Sala 07

 

PROTÓTIPO DE DASHBOARDS PARA APOIO AO DOCENTE NO ACOMPANHAMENTO DE INTERAÇÕES DOS ESTUDANTES NO AMBIENTE MOODLE A LUZ DA TEORIA DO CONECTIVISMO

Gleycy Kelly Silva Souza (Universidade Estadual de Goiás)

José Leonardo Oliveira Lima (Universidade Estadual de Goiás)

 

USO DE APLICATIVO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE APOIO DOCENTE PARA ALUNOS COM INDICIOS DE DISCALCULIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Renayra Barbosa do Nascimento (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Juliana Regueira Basto Diniz (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

 

ESTILOS DE APRENDIZAGEM E AS MÍDIAS UTILIZADAS NA EAD

Aline Freitas da Silva Xavier (efor- IFES/UEMG)

Michele Silva da Mata Caetano (Cefor-Ifes/UCL)

Danielli Veiga Carneiro Sondermann (efor/Ifes )

Débora Alice Aguiar Carvalho da Silva (Cefor/Ifes)

Marcelina das Graças de Almeida (UEMG)

 

PODCAST COMO FERRAMENTA DE INCENTIVO À LEITURA LITERÁRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO FUNDAMENTAL

Isabela Naira Barbosa Rêgo (Graduanda CEAD-UFPI)

Maria das Mercês da Silva (Tutora UAB-UFPI)

Italo Rômulo Costa da Silva (SEMEC Teresina)

Fábio Soares da Costa (Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM)

Janete de Páscoa Rodrigues (Universidade Federal do Piauí – UFPI)

 

 28/11/2019 (quinta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco D, 1º andar, Sala 07

 

O USO DE IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: REFLEXÕES ACERCA DE UM RECURSO MIDIÁTICO DE UM CURSO OFERTADO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Michele Silva da Mata Caetano (Cefor - Ifes/UCL)

Aline Freitas da Silva Xavier (Cefor - Ifes/UEMG)

Danielli Veiga Carneiro Sondermann (Cefor/Ifes)

Débora Alice Aguiar Carvalho da Silva (Cefor/Ifes)

Marcelina das Graças de Almeida (UEMG)

 

USO DO YOUTUBE COMO MATERIAL COMPLEMENTAR PARA AS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

Leandro Barbosa do Amaral Guimarães (IFMA/UFPI)

Iara Jaíne Rambo (UFPI)

Liana Silva do Amaral (UESPI)

 

UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE INCLUSÃO DIGITAL EM CONTEXTOS EDUCATIVOS ESCOLARES

Karina Marcon (UDESC)

Nathalia Luciano Cardoso (UDESC)

 

O USO DO EDMODO: PLATAFORMA DIGITAL DE ENSINO GRATUITO COMO FERRAMENTA DE FORTALECIMENTO DO ENSINO CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO

Antonia Carla Araujo da Costa (graduada UESPI)

Aurilene Araujo da Costa (graduada UESPI/FACINTER- UNINTER)

Isabela Naira Barbosa Rêgo (graduanda CEAD-UFPI)

 

VÍDEOS E BLOGS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EAD

Jesica Carvalho Sales (UFPI )

Lívia Fernanda Nery da Silva (UFPI)

 

APROPRIAÇÃO EDUCACIONAL DE TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS DA INTERNET E O DILEMA DA HETERONOMIA-AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

Marcos de Abreu Nery (Grupo de Pesquisa Educatelie/UNIFAL-MG)


28/11/2019 (quinta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco D, 1º andar, Sala 10

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: SOBRE USOS E ABUSOS

Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia (Universidade Federal de Mato Grosso)

Danilo Garcia da Silva (Universidade Federal de Mato Grosso)

 

A INCUBADORA NIVIX DO INSTITUTO FEDERAL DO ES COMO AMBIENTE COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM DO EMPREENDEDORISMO NA GRANDE VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO

Antonio Luiz Sant’ana (IFES / Marinha do Brasil / Faculdade Estácio de Sá de Vitória–ES)

 

APROPRIAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO ON-LINE: AUTONOMIA OU DEPENDÊNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM?

José Renato Gomes de Oliveira (NELT-UFBA)

Hilda Coutinho Rocha (UFBA / GESTEC-UNEB)

Saulo Carmo de Andrade (UFBA / PROFEPT-IFBA)

 

CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Camila Meurer Jacob (Universidade Federal de Santa Catarina)

Dulce Márcia Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina)

 

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL

Cláudia Rodel Bosaipo Salles da Silva (Centro de Educação a Distância do Exército)

Sandra Nascimento da Hora (Centro de Educação a Distância do Exército)

 

INSTRUMENTO AVALIATIVO PARA SELEÇÃO DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA CURSOS A DISTÂNCIA

Flavia Giffoni de Abreu dos Santos (Cesgranrio)

Lúcia Regina Goulart Vilarinho (Cesgrario)

 

 

29/11/2019 (sexta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 01

 

NARRATIVAS DE VIDA: SENTIMENTOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DISCENTE EM EaD

Georgina Quaresma Lustosa (UFPI)

Lívia Fernanda Nery da Silva (UFPI)

Letícia Thayná Nery da Silva Viana (Uninovafapi)

 

REDE PEPSUS: PLATAFORMA DE INTEGRAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS

Nátaly Enne da Costa Gonçalo (UFRN)

Arthur Henrique Garcia Rêgo (UFRN)

Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim (UFRN)

José Adailton da Silva (UFRN)

 

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ENSINO HÍBRIDO E TICs: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA O SÉCULO XXI

Ivanilda de Almeida Meira Novais (UEM)

Marta Lucia Croce (UEM)

Simone Maria Martins (UNIOESTE)

 

 

29/11/2019 (sexta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 03

 

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ACADÊMICOS DA UNEMAT/UAB SOBRE A WEBCONFERÊNCIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NOS CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA

Rinalda Bezerra Carlos (DEAD/UNEMAT)

Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior (DEAD/UNEMAT)

Alexandre Ferreira Alencar (DEAD/UNEMAT)

Thiago Silva Fontes (DEAD/UNEMAT)

 

PHAROS: UM JOGO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Samanta Ferreira Aires (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Charles Andrye Galvão Madeira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Gisélia Maria dos Santos Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Nathanael Derick Medeiros do Nascimento (Universidade Federal doRio Grande do Norte)

 

POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO CURSO CSTSIAD DO IFSUL

Marla Cristina da Silva Sopeña (IFSul)

Ricardo Rios Villas Boas (IFSul)

André Luís Rodeghiero Rosa (IFSul)

Cinara Ourique Nascimento (IFSul)

Ricardo Lemos Sainz (IFSul)

 

INTERFACES ENTRE EAD, NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCOMUNICAÇÃO: EM PAUTA, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Cléber dos Santos Gonçalves (UEM/Fazer Educação)

Adélia Cristina Tortoreli (UEM/Unicesumar)

Adriana Paula Cheron Zanin (UEM)

Ana Paula de Souza Santos (UEM)

Nubia Carla Ferreira Cabau (UEM/UFSCar)