Programação de apresentações orais (Artigos)
Trilha Temática I (Políticas públicas, institucionalização, gestão e financiamento)
A pessoa que vai apresentar o artigo deverá chegar à sala com antecedência mínima de 15 minutos, para ambientação, teste de equipamento e transferência do arquivo de apresentação (se for o caso). Todos os trabalhos da sessão serão apresentados na sequência, 10 min para cada. Em seguida, o moderador da sessão abrirá o período de discussão do trabalho. O apresentador (autor ou não) deverá assinar a lista de presença (demais autores presentes também deverão assinar). Na sala, haverá um projetor multimídia e um notebook. O template (modelo) para slides está disponível para download aqui.
27/11/2019 (quarta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 02
OS CAMINHOS DA EAD NO BRASIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O CONCEITO E A REGULAMENTAÇÃO
Camila Figueiredo Nascimento (Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ)
Maria Emanuela Esteves dos Santos (Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ)
A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ATINGIMENTO DAS METAS PARA O ENSINO SUPERIOR DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (2014-2024)
Sayara de Sousa Brito (Universidade Federal do Piauí)
RELATÓRIO ACADÊMICO DOS CURSOS EAD/ENSP/FIOCRUZ
Susi Franco Moutinho Pinheiro (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/ENSP/FIOCRUZ)
27/11/2019 (quarta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco G, 1º andar, Sala 02
POLÍTICA EDUCACIONAL, ESCOLA, JUVENTUDE E EAD: O ENSINO MÉDIO NO EPICENTRO
Ana Lara Casagrande (Universidade Federal de Mato Grosso/Cuiabá)
MOOCS NO IFRS: A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO
Júlia Marques Carvalho da Silva (IFRS)
Estella Maria Bortoncello Munhoz (IFRS)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA GESTÃO EDUCACIONAL: UMA FERRAMENTA IMPORTANTANTE PARA A IMPLANTAÇÃO DE EAD
Nádia Cataryna Nogueira e Silva (Centro Universitário UNINOVAFAPI)
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EaD: PROCESSOS E PERCALÇOS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL
Carlos Alberto Dallabona (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
A REGULAÇÃO DA EAD PÚBLICA NO BRASIL E OS RISCOS PARA A QUALIDADE PEDAGÓGICA E A AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES
Sergio Hage Fialho (UNIFACS)
Marcia Tereza Rebouças Rangel (Universidade Federal da Bahia)
Manoel Joaquim Fernandes de Barros (Salvador University)
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Rosemery Celeste Petter (Instituto de Educação/UFMT)
Taciana Mirna Sambrano (Instituto de Educação/UFMT)
Cristiano Maciel (Instituto de Computação/UFMT)
28/11/2019 (quinta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco D, 1º andar, Sala 02
OS EGRESSOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: UM PANORAMA SISTÊMICO
Maria Cristina Mesquita da Silva (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES)
Carlos Cézar Modernel Lenuzza (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES)
Alexandre Magalhães Martins (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES)
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ABORDAGENS VIA ESTRATÉGIAS GERENCIAIS CRIATIVAS E INOVADORAS
Ana D’Arc Maia Pinto (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/FACC NUPAD)
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA NO BRASIL: ENTRE A QUALIDADE E A COMPETITIVIDADE POR PREÇO
Paulo Rangel Araújo Ferreira (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
Gilene Alves de Sousa (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)
Lilia Leite Barbosa (Faculdade de Tecnologia do Piauí - FATEPI)
Andréia Nádia Lima de Sousa Pessoa (Universidade Estadual do Piauí – UESPI)
Jáder Moura Fontenele (Universidade Federal do Piauí – UFPI)
28/11/2019 (quinta-feira) - 14h00min a 16h00min - Bloco D, 1º andar, Sala 02
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: UMA AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
Dannielle Vieira de Sousa Borges (UFPI)
Maria Francinete Damasceno (UFPI)
COMUNIDADE DE PRÁTICA VIRTUAL ALIADA DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Constantino Dias da Cruz Neto (IFMT)
Ana Maria di Grado Hessel (PUC-SP)
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ: DESAFIOS, CAMINHOS E PERSPECTIVAS NA UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Ivana Campelo Cabral (SEDUC-PI)
Maria de Lourdes da Costa e Silva Lopes (SEDUC-PI)
Orisvaldo Rodrigues Castro (SEDUC-PI)
UMA ANALISE DAS OFERTAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE A DISTANCIA IMPLEMENTADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI-UFSJ
Pablo Luiz Martins (Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ / NEAD)
Érika Loureiro Borba (Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS)
Kelly Aparecida Torres (Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN)
A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA
Kelly Aparecida Torres (Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN)
Erika Loureiro Borba (UNIFENAS)
Pablo Luiz Martins (Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ)
LA EDUCACIÓN A DISTANCIA COMO ALTERNATIVA A MOVILIDAD INTERREGIONAL EN CHILE
Maira Rejane Oliveira Pereira (UEMANET/UEMA)
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE ENSINO: O QUE DIZEM OS DISCENTES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEAD/UFVJM
Adriana Assis Ferreira (DEAD/UFVJM)
Eduardo Gomes Fernandes (DEAD/UFVJM)
Simone Grace de Paula (DEAD/UFVJM)
29/11/2019 (sexta-feira) - 08h00min a 09h15min - Bloco G, 1º andar, Sala 02
AUTOAVALIAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DE UM CURSO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Aline Peroba Pitombeira (IFRN)
Patrícia Carla de Macedo Chagas Faria (IFRN)
CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA PÚBLICA PERMANENTE DE FORMAÇÃO DOCENTE
Dayane Horwat Imbriani de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá)
Flávio Rodrigues de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá)
Helen Camila da Silva Boeing (Universidade Estadual de Maringá)
Silvia Eliane de Oliveira Basso (Instituto Federal do Paraná)
Maria Luisa Furlan Costa (Universidade Estadual de Maringá)
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: COMPARAÇÃO ENTRE OFERTAS DE CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES NA MODALIDADE EAD
Lilian Cristina Gomes de Souza e Silva (UFRP)
Claudete de Jesus Ferreira da Silva (cjfsilva@hotmail.com)
EAD E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DA OFERTA DE CURSOS PELAS INICIATIVAS PÚBLICA E PRIVADA
Cléber dos Santos Gonçalves (UEM/Fazer Educação)
Camila Tecla Mortean Mendonça (UEM/Unicesumar)
Cyntia Danielle Pinto Gomes (UEM)
Ivanilda de Almeida Meira Novais (UEM)
Taissa Vieira Lozano Burci (UEM)