Submissões de Trabalhos
Divulgação dos trabalhos aprovados
O período para submissão da versão final dos trabalhos aprovados é de 17 a 30 de outubro.
Clique aqui para visualizar a listagem preliminar dos trabalhos aprovados.
Clique aqui para visualizar a programação das apresentações.
Como as políticas públicas influenciam no processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD)? Como as práticas exitosas têm contribuído no processo de consolidação da EaD? Quais as responsabilidades dos sujeitos envolvidos no contexto da EaD? Essas são algumas das questões que nortearão as discussões no evento, cujo tema é Responsabilidades e desafios para a consolidação da EaD.
O evento receberá submissões de trabalhos de relevância acadêmica e inéditos, nos formatos de Artigo Científico, para apresentação oral, e de Resumo Expandido (relato de experiência), para apresentação em pôster, conforme cronograma, buscando-se vinculação teórico-prática com a discussão acerca das responsabilidades e dos desafios relacionados à consolidação da EaD, conforme as trilhas temáticas abaixo:
Trilha Temática I - Políticas públicas, institucionalização, gestão e financiamento
- Políticas públicas: estratégias, formulação, implantação e avaliação;
- Políticas afirmativas, gestão democrática e acesso à EaD;
- Institucionalização de modelos educativos;
- Fundamentos, tipologias e processos de gestão institucional, pedagógica e tecnológica;
- Gestão de pessoas, finanças, orçamentos e marketing no âmbito das instituições.
Trilha Temática II – Currículo e formação
- Formação docente e discente, inicial e continuada;
- Processos formativos de pessoal (equipes multidisciplinares, docentes, tutores e gestores);
- Perspectivas de currículo.
Trilha Temática III – Práticas educativas e redes de aprendizagem
- Práticas pedagógicas: metodologias e intervenções no processo ensino-aprendizagem;
- Práticas inclusivas e acessibilidade;
- Relação educador-educando e mediação pedagógica.
Trilha Temática IV – Pesquisa e extensão
- Efetivação da extensão na modalidade EaD;
- Pesquisa sobre a modalidade EaD;
- Pesquisa na EaD a partir de metodologias ativas;
- Relatos de experiência de pesquisa e extensão na modalidade EaD.
Trilha Temática V – Tecnologias: usos e apropriações
- Midiatização no campo educacional;
- Material didático: concepção, produção, adaptação e avaliação;
- Processo de inclusão digital e tecnologias assistivas;
- Suporte tecnológico digital e de rede;
- Uso de ambientes digitais para aquisição de conhecimento.
Processo de cadastramento, tipologia, formato e submissões dos trabalhos
Os autores devem seguir rigorosamente as instruções abaixo:
1 - Cadastramento no JEMS
Todos os autores devem estar com o cadastro atualizado no JEMS, pois a programação e os certificados serão emitidos conforme este cadastro (evitar duplicação de cadastro).
Somente os autores cadastrados poderão apresentar os trabalhos.
Para se cadastrar no JEMS, acesse a página (https://jems.sbc.org.br/
O(s) autor(es) cadastrado(s) será(ão) identificado(s) no sistema pelo seu e-mail, o ID do JEMS ou pelo sobrenome. Se o autor já está cadastrado, deve acessar “Profile” e atualizar seus dados. Maiores esclarecimentos no Manual do JEMS (https://jems.sbc.org.br/manual/index.php?page=Manual_do_JEMS).
2 - Tipologias dos Trabalhos
São admissíveis Artigos Científicos, com um mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas, para apresentação oral, e Resumos Expandidos (relatos de experiência), com um mínimo de 3 e máximo de 5 páginas, para apresentação em pôster. Independentemente do tipo de trabalho aprovado, todos serão publicados integralmente nos Anais do evento.Os trabalhos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol.
Os trabalhos podem ser resultado de pesquisas empíricas ou teóricas, ou relatos de experiência, inéditos, que abordem obrigatoriamente questões relacionadas à EaD. Devem apresentar, entre outros elementos: uma consistente definição de seu objeto de estudo; revisão da literatura, envolvendo discussões pertinentes à temática escolhida, preferencialmente publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos cinco anos; clareza no delineamento metodológico.
O trabalho deve seguir os itens apresentados no modelo disponibilizado (template).
3 - Formatação dos trabalhos
A formatação final dos trabalhos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os textos, tanto os submetidos como Artigo Científico quanto os submetidos como Resumo Expandido (relato de experiência), devem atender as seguintes orientações:Modelo de trabalho - Template (Artigo Científico ou Resumo Expandido, atentando apenas para a quantidade de páginas de cada categoria) – pode ser aberto tanto no Microsoft Word como no LibreOffice Writer – Baixar aqui.4 - Submissão dos trabalhos
- Cada autor só poderá submeter até dois trabalhos de autoria individual e dois de autoria coletiva. Cada trabalho de autoria coletiva poderá ter, no máximo, três cinco autores.
- Para a submissão, o nome dos autores NÃO deve constar do arquivo PDF enviado para avaliação, nem mesmo no nome do arquivo. A identificação dos autores, por qualquer razão, impedirá a avaliação do texto. A identificação dos autores ocorrerá somente após a aprovação, no envio da versão final, também em PDF.
- Selecionar corretamente a Trilha Temática (Track). Cada trabalho só poderá ser submetido em uma trilha. Havendo duplicidade de submissão do mesmo trabalho em mais de uma trilha, ele será excluído de todas as trilhas.
- Cada trabalho será avaliado por dois pesquisadores com afinidades na área.
- Selecionar corretamente a Categoria: Artigo Científico para apresentação oral ou Resumo Expandido (no caso de relato de experiência) para ser apresentado em pôster, de acordo com orientações disponíveis no site. Não é permitido cadastrar o mesmo trabalho em ambas as Categorias.
- Certificar-se de que o trabalho está formatado de acordo com o modelo disponibilizado no site (Template).
- Certificar-se de que na versão de submissão do seu trabalho não seja possível identificar autor(es) e/ou instituições. Substitua os nomes por ***** para manter o sigilo no processo de avaliação. Após a aprovação de seu trabalho, você deverá SUBSTITUIR no JEMS a versão de submissão pela versão definitiva para publicação. Só então deverá aparecer o(s) nome(s) do(s) autor(es).
- Fazer o envio do trabalho final em PDF (o sistema não aceitará em outro formato).
- Para ser apresentado no evento, seja Artigo Científico ou Resumo Expandido, todos os autores precisam estar cadastrados no JEMS e pelo menos um autor deverá estar inscrito no evento (prazo para efetivação da inscrição: 30 de outubro)
- O evento certificará, digitalmente, a participação no evento, a autoria e apresentação de trabalho. Os certificados estarão disponíveis no site do evento em link específico alguns dias após a sua realização.
- A participação no evento será certificada para os devidamente inscritos e que se fizeram presentes no mesmo. O certificado de autoria de trabalho sairá único, com o nome de todos os autores, o que também constará nos Anais do evento.
- Somente receberá certificado de apresentação de trabalho o autor que estiver devidamente inscrito e presente no ato da apresentação; aqueles que não estiverem na apresentação, apenas constarão como autores de trabalho publicado no evento.
5 - Links para Submissão dos trabalhos
- Submissão de Artigos Científicos Completos (Apresentação Oral).
- Submissão para o Prêmio UniRede 2019.
- Submissão de Relatos de Experiência (Resumo Expandido / Pôster).
Processo de Avaliação dos trabalhos
Os textos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois pesquisadores que compõem o Comitê de Avaliadores Ad Hoc da UniRede, de reconhecida relevância acadêmica no sistema “duplo-cego”, em que o sigilo dos autores e dos revisores é garantido.
Tendo em vista que, em diversas situações, a manutenção do sigilo dos autores fica inviável pela descrição do tema da pesquisa, a submissão não será indeferida caso os autores possam ser identificados indiretamente.
Cabe ressaltar, entretanto, que é altamente recomendado que se evite qualquer detalhe que permita a quebra de sigilo.
Os autores receberão o comunicado de aceite ou recusa da submissão do trabalho.
Critérios de Avaliação
- Coerência textual: estruturação lógica do trabalho, clareza e objetividade na formulação da escrita.
- Relevância: o trabalho deve justificar a relevância para o contexto da modalidade a distância e aprofundamento de estudos na área.
- Adequação à temática do evento: o trabalho deve estar em consonância com uma das trilhas temáticas do evento.
- Fundamentação teórica: o trabalho deve apresentar quadro teórico consistente e relevante articulado à metodologia de pesquisa, análise e interpretação dos resultados e/ou da experiência relatada.
- Aspectos metodológicos: consonância entre a metodologia utilizada para responder a questão da pesquisa, descrevendo claramente seus procedimentos e seus participantes.
- Conclusão ou considerações finais: este tópico deve trazer reflexões que demonstrem e retomem o(s) objetivo(s) estabelecido(s) pelo tema.
- Referências: explicitação das fontes utilizadas, obedecendo às normas da ABNT.
Publicação nos anais
Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento serão publicados nos Anais do XVI ESUD / V CIESUD, independentemente de sua modalidade ou forma de apresentação. Os Anais do evento são uma publicação seriada, anual, identificada pelo Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN): 2237-5996.
Política de Acesso Livre e Publicação
Os trabalhos serão disponibilizados on-line, sem restrição de acesso, para leitores cadastrados. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho. Cabe registrar, no entanto, que uma condição para a publicação é que o trabalho seja distribuído sob a Licença Creative Commons Attribution. Com essa licença, os leitores são livres para imprimir, compartilhar e distribuir o trabalho, desde que respeitem os direitos autorais e menção ao evento.
Publicação em Periódico
Os Artigos Científicos que apresentarem grau de excelência, conforme entendimento dos avaliadores ad hoc, serão submetidos à avaliação para publicação na Revista de Educação a Distância da UniRede (EmRede), identificada com o ISSN 2359-6082.